Muitas empresas que você provavelmente conhece usaram growth hacking para expandir sua base de clientes. Essas empresas incluem Facebook, PayPal, Airbnb e até o aclamado musical da Broadway, Hamilton.
Exemplo de growth hacking: Hamilton
Vamos detalhar como Hamilton usou o growth hacking e se tornou um sucesso. Lin-Manuel Miranda, o homem por trás de Hamilton, criou um musical que nunca havia sido feito antes.
Ele realmente pensou fora da caixa e fez algo que as pessoas vão lembrar. Quando você está pensando em uma estratégia de growth hacking, ter um produto exclusivo pode ajudá-lo a atrair seu público. Agora, antes mesmo de Hamilton ser um musical, Miranda juntou as músicas como uma mixtape e as executou. Ele até foi convidado para tocar uma das músicas na Casa Branca e, como você deve imaginar, sua performance se tornou viral. Para o seu negócio, tenha em mente a palavra “viral”. Você quer que o que quer que você faça para pegar e pegar rapidamente com o seu público… mesmo que sejam menores que o público de Hamilton. Ok, então avance rapidamente para o musical. O desempenho de Lin-Manuel na Casa Branca ajudou a ganhar popularidade antes mesmo de a porta se abrir. Mas, para incentivar ainda mais a demanda pelo musical, o próximo hack de crescimento que eles planejaram foi uma loteria de ingressos muito popular para Hamilton.
A loteria atraiu ainda mais demanda para o musical, bem como uma grande multidão… tão grande que a loteria foi lançada online por questões de segurança. Agora, não há apenas o musical da Broadway de grande sucesso e a gravação do elenco, mas também uma nova mixtape, um álbum instrumental, um aplicativo e apresentações nos Estados Unidos. Tantas ideias únicas foram usadas para transformar Hamilton no que é hoje . Isso se chama growth hacking. Agora você provavelmente não tem um musical sobre um de seus pais fundadores em sua caixa de ferramentas, mas também pode usar o growth hacking para o seu negócio. Veja o case de sucesso do cursosconcursosbrasil.
Exemplo de growth hacking: Airbnb
Neste próximo exemplo de growth hacking, o Airbnb sabia que poderia atingir seu público-alvo por meio do Craigslist. Na época, o Craigslist era o local ideal para aluguéis de temporada baratos.
Ficar na frente desse público seria um grande negócio! Então, foi isso que eles fizeram. Basicamente, o Airbnb possibilitou que um host publicasse seu anúncio diretamente no Craigslist com apenas um clique. Esta postagem do Craigslist encaminhou as pessoas de volta para a listagem do Airbnb. Essa tática era certamente arriscada – o Craigslist não tinha essa funcionalidade, então o Airbnb basicamente teve que construir o back-end para tornar tudo possível. O Craigslist acabou pegando e impossibilitando o funcionamento dessa funcionalidade, mas já ajudou a tirar o Airbnb do papel. Com algumas ideias criativas e código personalizado, o Airbnb levou sua empresa ao próximo nível.
Exemplo de growth hacking: Dropbox
Em um exemplo de growth hacking mais simples, mas incrivelmente eficaz, o Dropbox aumentou seus usuários com um programa de indicação que fazia com que os usuários atuais da plataforma convidassem seus amigos.
Eles passaram de apenas 100.000 usuários para 4 milhões de usuários em pouco mais de um ano. Quando o Dropbox se tornou uma propriedade pública em 2018, seu valor de mercado atingiu 12 bilhões de dólares . Eu diria que foi um hack de crescimento engenhoso.