A definição de densidade de palavras-chave é o número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página da web. Quer você adicione uma nova página ao seu site ou escreva uma postagem no blog, a densidade de palavras-chave é crucial para ajudar sua página a classificar adequadamente nos resultados da pesquisa . A densidade de palavras-chave, também conhecida como frequência de palavras-chave, é relevante monitorar para garantir que você esteja criando um equilíbrio entre usar uma palavra-chave com frequência suficiente para classificar, mas não com tanta frequência que prejudique sua classificação.
Como a densidade de palavras-chave é calculada?
Ao calcular a densidade de palavras-chave, você calculará a porcentagem da proporção da palavra-chave em relação à contagem geral de palavras.
Para calcular a densidade de palavras-chave, siga esta fórmula:
Número de vezes que a palavra-chave é mencionada / Número total de palavras na página = Densidade da palavra-chave
Para encontrar a densidade de palavras-chave, você pegará o número de vezes que mencionou sua palavra-chave em sua página e dividirá pelo número total de palavras na página. Você pode transformar essa proporção em uma porcentagem multiplicando seu resultado por 100. Por exemplo, digamos que você escreva um artigo com 1.500 palavras e use sua frase-chave 20 vezes. Sua fórmula de densidade de palavras-chave se parece com isto:
20/1500 = 0,013 x 100 = 1,3%
Nesse caso, a densidade de palavras-chave é de 1,3%.
Então, isso nos leva à sua próxima pergunta.
Qual é a densidade ideal de palavras-chave?
Ao calcular a densidade de palavras-chave, você quer saber se é uma boa proporção para a página. A verdade, no entanto, é que não existe uma densidade de palavras-chave ideal definida para cada página.
Se você pesquisar a densidade ideal de palavras-chave, obterá muitas respostas.
Alguns especialistas dirão entre 0,5% e 0,8%. Outros sites dirão que algo entre 0,5% e 2,5% é aceitável. Se você quiser atingir a densidade de palavras-chave ideal, serão necessárias algumas tentativas e erros.
Você geralmente vai querer ficar abaixo de 3% . A partir desse ponto, você deve testar suas páginas para ver qual densidade de palavras-chave funciona melhor para o seu negócio e te ajuda nas classificações.
O que é preenchimento de palavras-chave?
Quando falamos sobre densidade de palavras-chave, não podemos discuti-la sem mencionar o preenchimento de palavras-chave. O preenchimento de palavras-chave é o uso excessivo de palavras-chave em uma página. Veja o case de sucesso do grupotsvalle.
Ocorre quando os escritores tentam encaixar o maior número possível de palavras-chave em uma página da Web na esperança de ajudá-la a se classificar melhor para essa palavra-chave. Páginas com preenchimento de palavras-chave geralmente usam a palavra-chave em frases forçadas e não naturais. É essencial entender o preenchimento de palavras-chave porque prejudica seu SEO.
O Google punirá seu site por usar uma palavra-chave em excesso para tentar aumentar as classificações. Esse processo é considerado uma técnica de black hat SEO , que vai contra os padrões do Google. Para evitar o excesso de palavras-chave e impactar negativamente sua classificação nos resultados da pesquisa, teste sua densidade ideal de palavras-chave.
Tente usar palavras-chave com mais ou menos frequência para encontrar a densidade de palavras-chave certa que o ajude a classificar e não o puna por usar uma palavra-chave com muita frequência na página.