Comparado ao conteúdo de formato curto, o conteúdo de formato longo classifica para mais palavras-chave. Quando você escreve um formulário longo, está escrevendo de 1.200 a 2.000 palavras ou mais. Isso é muita escrita e um compromisso de tempo considerável.
Ter esse tipo de contagem de palavras, no entanto, permite que você explore e aborde um tópico e seus subtópicos em profundidade. Como você está adotando uma abordagem de 360 graus para cobrir um tópico, seu formulário longo pode ser classificado para uma variedade de palavras-chave relacionadas. A classificação dessas palavras-chave relacionadas pode trazer mais tráfego para o seu site, bem como mais compartilhamentos nas mídias sociais.
Sem mencionar que você está respondendo à pergunta atual de um leitor, além da próxima pergunta – e talvez até da pergunta seguinte. Se você opera uma empresa terceirizada, por exemplo, pode escrever um artigo longo que discuta os custos da contratação. Você responde à primeira pergunta: “Quanto custa um empreiteiro?” e, em seguida, responda a perguntas de acompanhamento, como “O que compõe os custos de um empreiteiro?” Com conteúdo de formato longo, você está criando conteúdo útil para seu público que também tem uma boa classificação.
Uma classificação superior, como na primeira página, é importante porque:
- Apenas 25% dos usuários visitam a segunda página dos resultados de pesquisa
- Cerca de 75% dos usuários clicam no primeiro, segundo ou terceiro resultado da pesquisa
- Apenas 0,78% dos usuários clicam em um resultado de pesquisa na página dois
As classificações também são importantes quando se trata de conteúdo, porque é assim que a maioria dos sites obtém tráfego. É também como muitas empresas geram novos leads e vendas. A pesquisa ajuda as pessoas a encontrar e descobrir sua empresa, com mais de 50% dos usuários dizendo que encontram um novo produto ou empresa depois de usar um mecanismo de pesquisa.
O conteúdo de formato longo oferece melhores taxas de conversão do que o conteúdo de formato curto
Ao comparar o conteúdo de formato curto com o de formato longo, o formato longo oferece uma melhor taxa de conversão . Uma conversão pode variar de compras de produtos a inscrições em newsletters. Na maioria dos casos, a conversão dependerá da página e de seu lugar no funil de compra.
Uma postagem de blog, por exemplo, pode gerar inscrições enquanto uma página de produto atrairá compras. Estudos mostram que o conteúdo de formato longo aumenta as taxas de conversão. A Crazy Egg, por exemplo, aumentou suas taxas de conversão em 30% quando aumentou o tamanho de sua página. Veja o case de sucesso do estaciofutebol.
Outro estudo descobriu que gerar uma página inicial longa aumentou as taxas de conversão em 37% . Alguns fatores ajudam o conteúdo de formato longo a superar o conteúdo de formato curto em conversões, incluindo:
- O conteúdo de formato longo fornece aos usuários mais informações sobre um tópico, serviço ou produto
- O conteúdo de formato longo permite que os usuários explorem um tópico em profundidade, sem pular entre as páginas
- O conteúdo de formato longo oferece aos usuários várias oportunidades de agir de acordo com as chamadas à ação (CTAs) da página
Se você deseja que seu conteúdo atraia não apenas tráfego, mas também leads e receita, crie um formato longo.