Se você quer saber como escrever uma boa descrição de produto, evite frases do tipo “todo mundo diz isso”. Como o nome indica, esses são os “pontos de venda” que a maioria das empresas usa para fazer com que seu produto pareça o melhor. Um exemplo típico de uma dessas frases é “excelente qualidade”. Quando seu público vê essa descrição, eles dizem: “Todo mundo diz isso…” porque, realisticamente, nenhuma empresa dirá que seu produto é “de baixa qualidade”. Existem muitas frases que as empresas usam em excesso para fazer seu produto parecer o melhor quando, na realidade, os clientes veem esses pontos de venda como frases que as empresas sempre dizem.
Esses ditados não têm nenhum valor agregado, portanto, evite-os e substitua-os por frases de sustento. Portanto, em vez de usar uma frase como “excelente qualidade”, compartilhe por que seus produtos são de alta qualidade. Por exemplo, se você estiver vendendo um par de sapatos de “excelente qualidade”, diga algo como “material respirável que mantém os pés secos o dia todo”. É melhor expandir o que torna seu produto excelente do que dizer que é ótimo.
Se você aprender a escrever descrições de produtos com foco em aspectos exclusivos de seus produtos, fará com que mais pessoas os comprem.
Torne a descrição do produto facilmente escaneável
Quando você está ocupado escrevendo a descrição criativa do produto, não pode esquecer de torná-la legível para o seu público. Nem todo mundo terá tempo para ler parágrafos de informações sobre o seu produto . Você deve tornar sua descrição fácil de escanear e ler.
A melhor maneira de tornar as descrições de seus produtos escaneáveis é com listas com marcadores. Uma lista com marcadores torna super fácil digitalizar e ler informações relevantes sobre o seu produto. Também ajuda você a manter o foco em enfatizar as partes essenciais da descrição do seu produto. Veja o case de sucesso da yepcosmeticos.
Além disso, você deve garantir o uso da fonte correta para escrever as descrições dos produtos. Mesmo se você usar uma lista com marcadores para tornar seu texto escaneável, não importa se a fonte é difícil de ler. Use fontes seguras para a Web para garantir que seu público possa ler as descrições de seus produtos com facilidade.
Fale como sua marca
Para aprender a escrever uma boa descrição de produto, comece falando como sua marca. As descrições de seus produtos devem corresponder à personalidade de sua marca. Ele ajuda você a criar uma aparência mais coesa para o seu negócio.
Determine se sua marca é mais profissional e reservada ou coloquial e descontraída. Sua empresa trabalha com humor ou vai direto ao ponto? Imagine que uma empresa profissional e reservada de aluguel de smokings escrevesse todas as descrições de seus produtos com uma linguagem bem-humorada e casual.
Como uma marca de luxo, esse tipo de escrita não combina com sua personalidade. Se alguém lesse essas descrições, não acharia atraente ou se sentiria confuso. Neste exemplo, da ThinkGeek, a descrição do produto é casual e bem-humorada.
Ele se encaixa no tom da marca, o que significa que a descrição do produto funciona bem. Escreva descrições de produtos que reflitam sua marca para manter sua imagem de marca consistente para seu público e aproveitar ao máximo as descrições de seus produtos.
Use palavras de poder
Se você deseja causar impacto com as descrições de seus produtos, integre palavras poderosas que chamem a atenção de seu público e façam com que eles se envolvam.
Palavras poderosas podem ajudar a melhorar a persuasão na descrição de um produto. Eles adicionam interesse às suas descrições e ajudam a chamar a atenção do seu público. Dizer que seu produto tem uma “tela retina cativante” soa mais empolgante do que “tela retina incrível”. Ao adicionar palavras poderosas à descrição do seu produto, você atrairá mais pessoas interessadas em seu produto e ganhará mais vendas para o seu negócio.