O marketing por e-mail envolve o uso de e-mail para construir relacionamentos com leads e convertê-los em clientes. Quando bem feito, o e-mail pode ter um retorno sobre o investimento (ROI) de até 4400% . Para criar uma campanha de e-mail, você precisará escolher uma plataforma de e-mail marketing. Veja o case do afrodick.
Para criar sua lista de e-mail, adicione formulários de inscrição ao seu site como pop-ups ou em rodapés, barras laterais e em outros lugares do site. Ofereça incentivos aos usuários que se cadastram em sua lista de e-mail, como acesso a conteúdo exclusivo ou código de cupom. Um benefício do marketing por e-mail é que os assinantes optaram por receber notícias suas, portanto, provavelmente são leads altamente qualificados.
Depois que os leads fizerem parte de sua lista de e-mail, você poderá enviar a eles conteúdo personalizado que os incentive a se tornarem clientes – isso é conhecido como nutrição de leads . O Drizly, que permite que os usuários peçam cerveja, vinho e destilados on-line para entrega em lojas locais, é um ótimo exemplo de marketing por e-mail eficaz. Para incentivar os usuários a se inscreverem em sua lista de e-mail, o Drizly oferece um desconto de $ 5.
Nos e-mails, os assinantes são tratados com o mesmo humor e tom que a marca usa em seu site. Os e-mails da marca estão relacionados a eventos atuais, como feriados, e às vezes incluem ofertas especiais. Os e-mails até mencionam o clima na área do assinante e os incentivam a fazer pedidos no Drizly em vez de sair na chuva.
Marketing de mídia social
Cerca de sete em cada dez americanos usam mídias sociais e 77% dos usuários de mídias sociais compram de marcas que seguem. Se a sua empresa ainda não utiliza as redes sociais, agora é um ótimo momento para começar! O marketing de mídia social envolve o crescimento de seus negócios usando sites de redes sociais.
Você pode usar esses sites para construir relacionamentos com clientes em potencial, responder às perguntas dos clientes e trazer novos leads para o seu site.
Assim como na criação de seu plano de marketing geral, sua marca, público e metas o ajudarão a desenvolver uma estratégia eficaz. Por exemplo, você precisa saber quais sites de mídia social seu público usa ao escolher plataformas para comercializar seus negócios. Para um exemplo de uma campanha de mídia social inovadora e inspiradora, vamos nos voltar para a empresa de produtos de higiene pessoal Dove.
Em 2019, a marca lançou o Projeto #ShowUs e trabalhou com mulheres e indivíduos não-binários para criar uma biblioteca com mais de 10.000 fotografias que “oferecem uma visão mais inclusiva da beleza”. As fotos mostram mulheres e indivíduos não-binários de várias origens participando de várias atividades e desafiando estereótipos sobre beleza. Dove compartilhou as fotos no Instagram, YouTube e outros canais e incentivou os usuários a enviar suas fotos. A empresa também incentivou empresas de mídia e publicidade a usar as fotos em seu conteúdo.
A campanha incentivou a participação do público Dove, se destacou pelo seu caráter inovador e se encaixou perfeitamente com a marca Dove.