Defina seu posicionamento

Primeiro, certifique-se de ter uma compreensão sólida da posição de sua empresa no mercado. Para realizar isso:

  • Realize uma análise SWOT e identifique os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio
  • Pesquise os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e analise seus esforços de marketing
  • Determine seus pontos de venda exclusivos – por que os clientes devem escolher você em vez de seus concorrentes
  • Avalie sua posição no mercado em comparação com seus concorrentes

Essas análises lhe darão uma ideia melhor das estratégias de marketing do site B2B que você precisa usar para obter os melhores resultados. Você será mais capaz de combater os esforços de marketing de seus concorrentes e capitalizar seus pontos fortes.

Defina seu público-alvo e a jornada do comprador

Para que suas estratégias de marketing digital B2B sejam bem-sucedidas, você precisa saber para quem está fazendo marketing. Reserve algum tempo para pesquisar e definir seu público-alvo, bem como a jornada do comprador – as etapas que alguém percorre para passar de cliente em potencial a cliente.

O público e a jornada do comprador são áreas-chave nas quais as estratégias de marketing B2B diferem do B2C. Com o B2B, você visa organizações e precisa considerar as pessoas dentro dessas organizações que influenciam as decisões de compra.

Por exemplo, digamos que você esteja no negócio de software de gerenciamento de força de trabalho . Quem são os principais tomadores de decisão envolvidos na compra do seu produto? Reserve um tempo para definir seu público-alvo em detalhes, incluindo

  • Os tipos de organizações que você deseja segmentar e suas características, como setor, tamanho e orçamento
  • As pessoas que você deseja alcançar nessas organizações e suas características, como dados demográficos, metas e pontos problemáticos

A jornada do comprador envolve três etapas principais:

  • Conscientização: os clientes em potencial estão realizando pesquisas educacionais
  • Consideração: os clientes em potencial estão avaliando possíveis soluções
  • Decisão: os clientes em potencial escolheram uma solução e estão procurando fornecedores

Observar os dados sobre como você conquistou clientes no passado pode ajudar a entender as jornadas de seus clientes. Você precisará considerar a jornada do comprador ao criar a estratégia de marketing para seu site B2B e criar um conteúdo que atraia os usuários em cada etapa do processo. Conheça a chacaravinhedointeriorsp.

Estabeleça metas bem definidas

Outra etapa essencial ao criar estratégias de marketing B2B é definir metas. Para metas mais efetivas, crie metas SMART , que são:

  • Específico: certifique-se de que seus objetivos sejam específicos para dar uma direção clara ao seu marketing.
  • Mensurável: Estabeleça uma maneira de medir seu progresso em direção a cada meta.
  • Atingível: Seus objetivos podem ser ambiciosos, mas também devem ser realistas.
  • Relevante: seus objetivos de marketing devem estar alinhados com seus objetivos gerais de negócios.
  • Limite de tempo: coloque um limite de tempo para atingir seus objetivos para manter seu marketing no caminho certo.

“Aumentar os leads gerados em 15% até o final do segundo trimestre” é um exemplo de meta de marketing SMART. Compare isso com um objetivo vago como “aumentar as vendas”.

Descreva suas táticas

Em seguida, determine os canais que melhor o ajudarão a atingir suas metas e delineie planos de como você usará cada um deles. Os melhores canais a serem usados são aqueles em que você pode alcançar facilmente seu público-alvo, comunicar sua mensagem com eficiência e fazer com que os clientes em potencial tomem as ações desejadas. Em uma seção posterior desta postagem, discutiremos algumas das melhores estratégias específicas de canal para marketing B2B, incluindo otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing por e-mail e muito mais.

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