O geofencing visa seu público mais qualificado, exibindo-lhes anúncios de seus produtos e serviços quando eles entram em seu geofence. Esses anúncios podem assumir a forma de notificações push, mensagens de texto ou anúncios PPC exibidos em um navegador da web.
Exemplo de geofencing com notificações push
Digamos que você acabou de abrir uma butique feminina e criou um aplicativo de compras para acompanhá-la. Quando os usuários baixam seu aplicativo e você também tem uma campanha de delimitação geográfica, pode optar por enviar notificações por push a eles quando estiverem em sua área. Veja o case de sucesso do brasilepub.
Uma notificação push é uma mensagem que aparece na tela do seu smartphone por meio de um aplicativo — mas o aplicativo não precisa estar aberto para receber notificações push. Por exemplo, se você estiver fazendo uma liquidação de jeans e alguém com seu aplicativo passar, uma notificação por push será exibida informando sobre sua promoção.
Exemplo de geofencing com mensagens de texto
Se você obtiver as informações de contato de seus clientes, incluindo o número de telefone, também poderá direcioná-los com mensagens de texto. Se você estiver usando a tecnologia de geofence, poderá enviar uma mensagem de texto automática para seus clientes quando eles estiverem em seu local de geofence.
Pode ser para informá-los sobre uma liquidação que você está fazendo, o que há de novo em sua loja ou apenas lembrá-los de que estão perto de um de seus locais.
Exemplo de geofencing com anúncios PPC
Uma campanha típica de PPC é uma ótima maneira de atingir os clientes-alvo. Plataformas como o Google Ads oferecem segmentação por local, que é semelhante ao geofencing – apenas sem os limites virtuais. Os anúncios funcionam de maneira muito semelhante para geofencing – exceto que os anúncios ficam disponíveis quando um cliente em potencial cruza fisicamente uma das geofencing.
Por exemplo, digamos que você possui um restaurante de frutos do mar. Um casal caminha pelo seu quarteirão e está em busca das melhores patas de caranguejo da cidade. Você sabe que é um dos poucos restaurantes de frutos do mar da região e deseja segmentar a palavra-chave “pernas de caranguejo” em seus anúncios.
Seu restaurante usa tecnologia de geofencing para colocar uma caixa em um raio de três quarteirões em todas as direções a partir de sua localização. Isso significa que seus anúncios são exibidos para clientes que pesquisam palavras-chave segmentadas por você enquanto estão nas proximidades. No entanto, só porque você segmenta palavras-chave específicas em sua campanha, isso não significa que seus clientes verão seus anúncios automaticamente.
Você primeiro precisa determinar quanto está disposto a pagar quando alguém clicar em seu anúncio que segmenta uma palavra-chave específica e, se for menor que seus concorrentes, seu anúncio não será visível para os transeuntes. Resumindo, o geofencing veicula anúncios para seus clientes-alvo dentro de seu limite invisível – se você superar seus concorrentes em uma palavra-chave específica.