Existem alguns pontos importantes a saber sobre o marketing multicanal antes de ter uma campanha bem-sucedida.
1. Sinergize o máximo de canais possível
As melhores campanhas de marketing multicanal funcionam melhor quando as estratégias são sinérgicas. Se você comercializa sua empresa no Twitter, mas não menciona o conteúdo do seu site ou publica conteúdo sem mencionar sua conta do Twitter, seus canais não estão funcionando juntos. Esforce-se para conectar todos os seus canais para que eles promovam uns aos outros.
Dessa forma, quando os usuários virem um, eles também aprenderão sobre os outros. Por exemplo, se você executar uma campanha de boletim informativo por e-mail, poderá atrair os leitores a segui-lo no Facebook e no Twitter. Ao fazer isso, sua marca é unificada em seus esforços de marketing.
2. Lembre-se de suas personas de comprador em todos os canais
Não importa qual seja sua marca, você tem um público-alvo específico para o qual está fazendo marketing. Seja uma mãe que fica em casa, um chef autodidata ou jogadores de beisebol adolescentes, você deve sempre tê-los em mente ao fazer marketing. Ao fazer isso, você pode atendê-los em cada canal, acompanhar os resultados e ver quais canais são mais bem-sucedidos.
Por exemplo, se sua empresa comercializar para adolescentes americanos que desejam frequentar uma universidade de quatro anos – vamos chamá-la de Jamie – a mídia social seria uma ótima opção para alcançar essa persona devido à frequência com que os adolescentes usam redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.
3. Tenha um site responsivo
Marketing em vários canais também significa publicidade em vários dispositivos. Um site responsivo é essencial para alcançar os clientes, independentemente de como eles acessam seu site. Isso significa que seu site será carregado corretamente em desktops, tablets e smartphones, permitindo que os clientes usem qualquer dispositivo de sua preferência para se conectar à sua empresa.
Se o seu site não for responsivo, você corre o risco de os visitantes abandonarem seu site devido a problemas de exibição e interface, que o design responsivo corrige.
4. Certifique-se de que a qualidade seja consistente
A qualidade é a chave para o sucesso, independentemente dos canais que você usa. Digamos que você queira iniciar uma campanha de marketing por e-mail para sua empresa e já esteja fazendo marketing nas mídias sociais, usando SEO e PPC. Seu prato já está bem cheio, com criação de conteúdo de qualidade para seu site, monitoramento de seus anúncios e compartilhamento das coisas certas nas redes sociais. Veja o case de sucesso do grupoaip.
Seu email marketing precisa estar de acordo com os padrões de qualidade que você estabeleceu em outros canais. Como mencionamos antes, os canais funcionam melhor quando há sinergia. Isso significa que as pessoas que fazem parte da sua campanha de e-mail provavelmente são visitantes regulares do site.
Eles terão uma opinião variada sobre sua empresa se o conteúdo do site for ótimo, mas seus e-mails têm apenas duas linhas e não vinculam a nenhum recurso. Mas quando seus e-mails incluem informações e recursos úteis (como seu site), você estabelecerá uma sólida reputação com sua marca.
5. Analise os resultados de cada canal
É imperativo acompanhar o desempenho de cada canal, para que você possa decidir quais estratégias de marketing expandir ou cortar de sua campanha. Se você pular a análise de como cada canal beneficia sua empresa, perderá áreas de melhoria e seu ROI de marketing será prejudicado. Isso é especialmente importante quando você adiciona um novo canal ao seu mix de marketing.