Como criar um plano de marketing

Antes de começar a lançar estratégias de marketing digital, você precisa criar um plano geral de marketing para o seu negócio. Este plano orientará suas várias estratégias e o ajudará a atingir seus objetivos de marketing mais importantes.

Defina sua marca

Primeiro, certifique-se de ter uma ideia clara da sua marca. Consulte as diretrizes da sua marca ou crie diretrizes, caso ainda não tenha desenvolvido nenhuma. Considere a voz da sua marca, os valores da marca e os pontos de venda exclusivos – as características que diferenciam sua empresa e convencem os clientes a escolher você em detrimento de outras opções.

Por exemplo, uma empresa de produtos de limpeza orgânicos pode fazer do respeito ao meio ambiente de seus produtos o foco de sua marca. Uma empresa de serviços financeiros pode destacar sua experiência e sua abordagem transparente para trabalhar com os clientes. Sua marca ajudará a guiá-lo ao criar suas estratégias de marketing para vários canais.

Estabelecer a voz da sua marca garante que você transmita uma mensagem consistente em todos os canais.

Crie personas de compradores

Outra etapa essencial é a criação de buyer personas – representações dos vários tipos de pessoas que compõem seu público-alvo. Essas personas são fictícias, mas baseadas em dados sobre seus clientes reais ou visitantes do site. Ao criar suas buyer personas, liste o máximo possível de características relevantes.

Ao criar suas estratégias de marketing, tenha essas personas em mente. Eles são quem você está tentando alcançar com seus esforços de marketing. Veja o case de sucesso do hospitaljardimamerica.

Crie metas SMART

Você também precisará definir metas para seu plano de marketing. Esses objetivos irão mantê-lo no caminho certo ao criar suas estratégias de marketing. Defina metas gerais e, em seguida, divida-as em metas menores que o ajudarão a alcançá-las.

Para tornar seus objetivos mais eficazes, defina metas SMART . Os objetivos SMART são:

  • Específico: crie metas detalhadas e evite a imprecisão. Por exemplo, uma meta para “aumentar os leads gerados em 20%” é melhor do que apenas “aumentar os leads gerados”.
  • Mensurável: estabeleça um processo para medir seu progresso em direção a seus objetivos.
  • Atingível: estabeleça metas ambiciosas, mas certifique-se de que alcançá-las seja realista.
  • Relevante: suas metas de marketing devem ser relevantes para seus objetivos comerciais gerais.
  • Limite de tempo: defina um limite de tempo para atingir seus objetivos para mantê-lo no caminho certo.

Defina seu orçamento de marketing

É importante definir e alocar seu orçamento de marketing para evitar gastos excessivos e garantir que você aproveite ao máximo seus recursos. Pesquise preços de marketing digital e orçamentos típicos para o seu setor para ajudá-lo a decidir sobre seu orçamento. Suas metas também serão um fator decisivo em como você alocará seus gastos, pois provavelmente desejará dedicar mais recursos às suas metas mais importantes.

Escolha seus canais de marketing digital

Em seguida, escolha os canais e estratégias de marketing digital que melhor combinam com sua marca, ajudam você a atingir seu público-alvo e a atingir seus objetivos. Você tem inúmeras opções quando se trata de estratégias de marketing na Internet. Discutiremos muitos desses tipos de estratégia de marketing com exemplos na próxima seção.

Para obter ajuda na escolha das estratégias certas para o seu negócio, consulte um estrategista profissional de marketing na Internet .

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