Growth Hacking para empresas contábeis: saiba como funciona!

A criatividade é uma aliada poderosa de quem trabalha no setor de marketing, assim como é importante na implementação da técnica de Growth Hacking em qualquer tipo de empresa, inclusive os escritórios de contabilidade.

Assim como outras metodologias utilizadas para o crescimento empresarial, o growth hacking trata de estratégias que estão associadas a “atalhos” que podem gerar resultados positivos.

Tudo isso com processos desenvolvidos de forma aprimorada, com a finalidade de que possam ser administrados por pessoas competentes ao final da implementação.

Para isso, são utilizados setores que envolvem áreas distintas a qualquer empresa, mesmo um escritório de contabilidade. São eles:

  • Marketing digital;
  • Processos experimentais;
  • Psicologia do consumidor;
  • Tecnologia da Informação.

O growth hacker engloba essas técnicas, porém com a busca por soluções que se mostram ainda mais criativas, e sempre com apelo para a inovação e de forma ágil.

Com isso, o mais importante em todo o processo é evitar ao máximo comprometimento quanto aos recursos financeiros disponíveis, fazendo testes e buscando as melhores soluções.

A seguir, esses pontos serão melhor definidos e apresentados de forma condizente aos encaixes sobre a realidade corporativa e empresarial.

Marketing de atração como base de apoio

Também denominado Inbound Marketing, as empresas que adotam a estratégia de growth hacking seguem um caminho que direciona para o crescimento com a geração de mais tráfego para os sites corporativos, ou os blogs empresariais.

As redes sociais entram nesse escopo, porém é no marketing de atração que chegam os leads, ou potenciais clientes, e que se transformam em um público cativo, demonstrando engajamento com o que se é apresentado.

Nesse sentido, o growth hacking propõe um funil de vendas aos leads, criando uma jornada de compra que segue todos os passos do inbound marketing, que são:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter, ou encantar.

Essas etapas podem ser utilizadas como apresentação de metas, e a avaliação por partes ajudam na aplicação de melhorias e atalhos que ajudam no crescimento corporativo do escritório de contabilidade.

Inclusive, os rendimentos podem ser melhor alinhados e mensurados, otimizando os investimentos para melhorias e também na jornada do consumidor, tornando-a mais ágil e reduzindo os gastos que a empresa de contabilidade teria.

Marketing de Atração

Autoridade sobre o assunto ganha audiência

Para atrair as pessoas interessadas sobre os produtos e serviços que uma empresa de contabilidade tem a oferecer, precisa demonstrar autoridade e capacidade na área em que atua.

Dessa forma, é preciso reunir um Marketing de Conteúdo de qualidade e, assim, garantir o tráfego de usuários para os sites e blogs empresariais explicando os processos que envolvem as finanças de um negócio, por exemplo.

Com isso, pessoas que não sabiam da existência de um escritório de contabilidade passam a ser reconhecidas como autoridade no assunto.

Os resultados podem gerar números positivos que são determinados como métricas de vaidade, como curtidas, compartilhamento, porém sem resultado financeiro. Por isso é preciso dar o próximo passo, em que trata da ativação ou conversão.

Prática de SEO ajuda nas vendas

A possibilidade de crescimento empresarial a partir da prática de growth hacker toma novas proporções quando o Marketing é impulsionado por meio da prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca das plataformas de pesquisa.

O aumento das vendas é resultado das estratégias adotadas, porém de forma mais rápida e de acordo com as propostas de growth hacking implementadas desde o princípio, facilitando o funil de vendas e eliminando os erros da melhor forma possível.

Nesse modelo de aplicação, ainda mais quando se trata de empresas contábeis, está na retenção do público e, ainda mais importante, dos clientes consolidados.

Práticas de SEO

Engajamento em redes sociais faz parte do processo

Por isso é importante ocupar todos os espaços possíveis, como as redes sociais e o investimento em anúncios que destacam a marca, como na plataforma de poucos caracteres, o Twitter Ads.

O engajamento dos clientes pode expandir a marca empresarial para pessoas que não estão no radar do escritório de contabilidade, e passam a conhecer e acompanhar tudo que é compartilhado.

Sendo assim, é válido lembrar que as redes sociais fazem parte do processo de growth hacking, ainda mais com a velocidade que as coisas funcionam nos tempos de internet e mundo virtual.

Conclusão

A estratégia de growth hacking teve início no Vale do Silício, em que um especialista em consultoria a startups chamado Sean Ellis fundou o termo em 2010.

Desde então utiliza-se as táticas e diferentes habilidades para promover o crescimento empresarial, dentro das possibilidades que se encontravam, tendo como ponto de partida a criatividade.

Essa estratégia funciona quando devidamente aplicada, ajudando na apresentação de soluções para determinados projetos, assim como em processos de rotina de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.

A proposta é, afinal, formar um ciclo de melhoria contínua dentro do ambiente de trabalho, tornando tudo mais fácil.

Isso porque a ideia principal é sempre garantir resultados positivos e que possam ser aplicados na rotina empresarial. Assim são discutidas em uma reunião para brainstorm, análise de prioridades e mensuração de resultados.

Por fim, os erros são identificados, são corrigidos e o que era problema passa a ser uma solução que visa o crescimento e reforço da marca no mercado.

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