Meta tags: o que são? Como usar?

Saiba tudo sobre meta tags e seus impactos nos números de acessos do seu site.

Meta tags: o que são? Como usar?

O que são meta tags?

As meta tags são declarações anexadas à seção head do código HTML, com a função de orientar todas as ações que os algoritmos possam vir a tomar quanto às classificações das páginas nos sites de busca na rede mundial de computadores, o famoso “WWW”, sigla do inglês World Wide Web. De uma forma mais simplificada de entender o que são as meta tags, podemos classificá-las como elementos em HTML que informam os perfis dos leitores que acessam as páginas da internet, estas informações obtidas fazem com que sejam adaptadas às ações do algoritmo para cada link na internet. Com as informações captadas pelas meta tags, o algoritmo pode fazer seu serviço de promoção ou barragem de conteúdo.

A importância das meta tags

As meta tags tem a função de ajudar os mecanismos de inteligência do Google a filtrar o que deve ser promovido, o que deve permanecer estagnado, o que deve perder alcance e até ser deletado da rede. Por estes motivos, existem técnicas de otimização de sites seguindo o padrão desejado pelas ferramentas reguladoras do sistema Google. Ferramentas que devem ser incluídas no desenvolvimento de site desejado, para que este possa vir a alcançar cada vez mais espaço nos resultados de pesquisa do Google.

Com isso, as meta tags podem ser trabalhadas de acordo com suas ações no seu site, pois se suas publicações estiverem alinhadas com as políticas de SEO do Google, ele terá cada vez mais espaço e entrega, podendo chegar a ter sitelinks, fator determinante para o aumento nos acessos e sensação de praticidade para o leitor.

Um exemplo prático é a necessidade de vender o serviço de engenharia elétrica, pois problemas elétricos podem acontecer a qualquer hora do dia. Para que você veja qualquer informação sobre serviços como “laudos elétricos” (feito através de uma profunda análise de energia elétrica), entre outros vários outros serviços. Portanto é importante que o seu site apareça nas primeiras colocações dos resultados de pesquisas, para que o cliente acesse os seus serviços.

Os tipos de meta tags

Tags Canônicas

Este tipo de meta tag tem a função de identificar duplicação de conteúdo – também podendo ser interpretado como spam -, pois ele restringe o alcance dos links diferentes que apresentam o mesmo conteúdo.

Por vezes, o criador do site acredita que criando diversos links levando o mesmo conteúdo, mais leitores irão acessar o conteúdo. Isso fere as diretrizes do Google no que se refere a recomendação de textos e sites para aparecerem nos resultados de pesquisa. Tal função desempenhada pelas tags canônicas são benéficas para o Google, pois restringem as mensagens iguais, deixando o navegador com mais respostas diferentes para seus usuários, oferecendo mais alternativas para que o leitor escolha a que mais desejar.

Meta Description

Esta meta tag carrega a função de proporcionar os breves resumos dos links azuis quando há pesquisas diretamente no search do Google. O redator de qualquer site tem a oportunidade de editar estes textos que acompanham os links azuis nos resultados de pesquisa, portanto é uma forma que o redator tem de atrair cada vez mais público para seu site. Um fator determinante é o seguimento das diretrizes impostas pelo Google, e a Projeto Web te ajuda desde a criação de site até a otimização do site administrável.

Justamente por lidar com uma questão tão importante para o produtor de conteúdo e para o próprio Google, a meta description é uma das mais relevantes para o Google. E pode ser interpretado como a melhor maneira de interação entre produtor de conteúdo e meta tags, pois a meta description é responsável pela divulgação do resumo feito pelo redator, mas para isso o seu resumo deve ser claro, objetivo, munido de palavras chave e estar dentro do tamanho desejável, que na maioria dos casos gira em torno de 140 caracteres, desta forma você estará de acordo com os pré-requisitos do Google para alavancar seus links.

Meta Robots

As meta robots são umas das mais importantes para o alcance do seu site e links. A função desta meta tag é dar ao redator a oportunidade de apresentar aos mecanismos de pesquisa o que deseja que estes mecanismos façam com seus links após as publicações. Estes requerimentos são feitos através de comandos como:

Index ou Noindex

Serve para o redator do site expressar sua vontade de ter, ou não, seus links nos resultados de pesquisa.

Follow ou Nofollow

Apresenta ao Google se sua publicação é confiável (Follow) ou não (Nofollow). Isso impactará diretamente nos acessos dos seus links.

Noarchive

Orienta o Google a não exibir a versão cache da página, isso quer dizer que o Google não deve exibir versões mais antigas de determinados endereços.

Nosnippet

Orienta o Google a não exibir a descrição do link publicado.

Tags de Cabeçalho

Este tipo de meta tags são utilizadas para estruturar e hierarquizar os conteúdos em uma página, isso é importante para que os buscadores tenham compreensão de cada seção da página, e organizá-las da melhor maneira possível. As tags de cabeçalho são citadas como “h1”; ”h2”; “h3”; etc.

Outro benefício gerado pelas tags de cabeçalho é a geração de facilidade para o leitor quando o mesmo for consumir o conteúdo de determinado link, pois o conteúdo ficaria com suas informações categorizadas, ajudando para que o texto não fique poluído. Para que isso não aconteça, é recomendável o uso de até quatro meta tags de cabeçalho, para que não seja dificultado o processo de recomendação do setor de inteligência do Google. As tags devem ser organizadas da seguinte maneira:

  • h1 para o título;
  • h2 para os subtítulos que dividem o conteúdo;
  • h3 para categorizar o conteúdo do h2;
  • h4 para categorizar o conteúdo do h3.

Possíveis confusões sobre meta tags

Meta Keywords

As meta tags denominadas como “meta keywords” tem o objetivo de ajudar o site de busca a interpretar os dados dos links, a fim de chegar a conclusão do que é mais relevante para os leitores em determinado momento. Os sites de busca utilizavam este recurso por entenderem que seu algoritmo não desempenhava esta função da maneira desejada.

A situação das Keywords foram piorando com o passar do tempo, isso fez com que as empresas deixassem de usar esta meta tag, pois foi notada a possibilidade de incluir inúmeras palavras chave e alcançar um bom ranqueamento com algumas palavras chave incluídas no HTML do site, além de direcionar o leitor para páginas que não tinham qualquer relação com o que estava sendo pesquisado. Por essa razão, a meta Keywords perdeu espaço e passou a ser mal vista pelos algoritmos.

Atualmente esta meta tag segue sendo muito útil para que sejam encontradas palavras chave utilizadas pelos principais concorrentes para que eles otimizem seus sites, e com isso obtenham bons resultados de audiência.

Title tag

A chamada “Title Tag” pode ser facilmente confundida com uma meta tag por ter “Tag” no nome, mas saiba que o título não é uma meta tag.

Apesar de não ser uma meta tag, o título é a parte mais importante da sua postagem, pois é este título que mais vai atrair o público para clicar no seu link, pois é a primeira informação que o leitor tem sobre seu produto. A também chamada de “SEO Title” é uma etapa fundamental para que sua estratégia de SEO funcione como o esperado.

O título aparece em maior destaque quando são apresentados os resultados de busca, trata-se do link azul acima da descrição do próprio link, apresentados após pesquisa. Para que alcancem o maior número de clicks, nós da Projeto Web recomendamos que no seu título haja suas principais palavras chave, pois são justamente as palavras chave que o leitor digita no search para encontrar o melhor resultado. Para que seu site tenha um bom desempenho nos sites de busca, recomendamos que você faça a construção de um site responsivo, para que ele seja bem apresentado em qualquer aparelho, garantindo uma boa impressão do site independente do aparelho que esteja acessando o endereço.

A importância do título se prova em duas ocasiões: A quantidade de acessos que ele pode captar e o fato dele ser indispensável. Sabendo que o título é uma parte indispensável do seu site, mesmo que você não crie um título, o próprio Google irá criar um para sua publicação, o que pode ser ruim para os resultados de visitas ao seu site.

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